segunda-feira, 20 de abril de 2009

domingo, 19 de abril de 2009

COMENTÁRIO SOBRE O FILME "O AMOR É CONTAGIOSO"


A aula do dia (30/03/09) foi muito diferente do que estamos acostumados a ver. A professora Socorro denominou de "Cine Estágio”. Teve até pipoca! Com relação ao filme, foi possível fazer uma reflexão muito rica. Nossos colegas elencaram cenas interessantes, fazendo um contraponto com a educação. A meu ver, nos deparamos com alguns profissionais que tomam a mesma postura do diretor do filme, exercendo soberania, autoridade, vendo o OUTRO não como um ser humano, mas como um objeto. Alguns destes profissionais passam boa parte do tempo ao nosso lado, como por exemplo, professores ou até os próprios médicos e uma semana depois, sequer nos reconhece. Infelizmente temos que conviver com esta realidade.Não podemos obrigá-los a agirem diferentes."TEMOS QUE RESPEITAR AS DIVERSIDADES CULTURAIS"

CHAPADA DIAMANTINA




UMA DAS VIAGENS QUE MARCARAM NOSSO CURSO FOI A AULA DE CAMPO DA PROFESSORA MARINA HELENA,NA DISCIPLINA METODOLOGIA DE HISTÓRIA, NA CHAPADA DIAMANTINA.GOSTARIA DE RELEMBRAR A TURMA AS BELAS IMAGENS DO LOCAL!

REGISTRO HISTÓRICO





Sou Silmara, nasci na Clínica São Vicente, localizada na cidade de Jequié. Sou de origem simples, mas me orgulho muito da minha família, em especial minha mãe que considero uma guerreira, pelas lutas que travou para ficar comigo e para me educar, ensinando-me a viver com dignidade.
Tive uma infância conturbada, de separações e sofrimentos. Para mim, é muito difícil comentar sobre o assunto. Aos cinco anos, comecei a estudar. Gostava muito de ir para a escola, nas minhas brincadeiras sempre fazia o papel de professora.

PROFISSÃO





Os meus estudos foram em escola pública. Fiz magistério realizando o sonho de adolescente. Comecei a trabalhar muito cedo, a minha primeira experiência foi como professora auxiliar, profissão que me deixou muito feliz porque além de ter contato direto com as crianças, era uma forma de ajudar nas despesas em casa. Desde então venho trabalhando na educação com séries iniciais na faixa etária de dois a cinco anos.

SUCESSOS E INSUCESSOS


Há seis anos percebi que minha atuação em sala de aula, estava defasada, notei que precisava voltar a estudar para ampliar meus conhecimentos. Resolvi fazer cursinho para ingressar na faculdade. Prestei vestibular para Pedagogia e estou muito orgulhosa por ter feito a escolha certa.
A faculdade é a realização de um sonho. Sinto-me vitoriosa por estar chegando à fase final do curso. O ambiente acadêmico nos oferece uma gama de conhecimentos, mas é também um lugar que nos traz algumas decepções quando percebemos que existem barreiras, às vezes difíceis de serem quebradas. O que me tranqüiliza é o fato de saber que podemos contar com os amigos que fizemos no decorrer da nossa caminhada.